Sorocaba de muitas verdades e muitas vozes

Sorocaba não é uma cidade qualquer. É complexa, múltipla e encantadora. Mas tem seus problemas e desafios. Há lacunas e oportunidades que exigem participação das pessoas e coletivos no debate sobre o lugar onde vivemos.

Talvez, os grandes desafios que se apresentam para a Sorocaba atual são o de combinar um desenvolvimento perene e desconcentrado dos setores econômicos à promoção e proteção da diversidade cultural e da liberdade de expressão; compatibilizar a oferta dos serviços públicos com a garantia da qualidade de vida em todas as regiões da cidade; e articular as grandes causas que brotam de nosso chão com mecanismos consistentes de ampliação da cidadania e participação na vida pública.

Nos últimos anos, de maneira cada vez mais intensa e envolvente, o Brasil foi às ruas discutir a qualidade das políticas públicas e, assim, emergiu o debate sobre a cidade como locus de convívio, de geração de direitos e de permanente recriação ética e estética do mundo.

Sorocaba de Verdade nasce nesse novo ambiente. O mundo passou por  mudanças tecnológicas muito intensas nas últimas décadas que reconfiguraram ambientes econômicos, modos de produção e hábitos de consumo. Neste período, Sorocaba mudou também. Pessoas e empresas chegaram, movimentos sociais e coletivos se fortaleceram, a cidade cresceu muito, mas as vozes não se multiplicaram na mesma proporção.

Ainda temos os mesmos jornais e emissoras de rádio e TV e um jornalismo que pouco se oxigenou. É preciso multiplicar as vozes da cidade para que as pessoas sejam mais importantes que o poder econômico que hoje é hegemônico no nosso modo de vida.

Sorocaba de Verdade não será um espaço de verborragia criativa e acrítica: uma verborragia sem “palavras”. Se aceitássemos isso, poderíamos produzir muita coisa, disponibilizá-las na rede, mas não disputaríamos o sentido da convivência e da transformação que nos são inadiáveis. A democracia, para se fazer valer, precisa do ambiente da retórica, da argumentação, do contraditório e, portanto, da percepção dos processos.

A cidade de Sorocaba, para ser percebida e valorizada na sua multiplicidade de sotaques e jeitos de viver, para emergir, precisa estimular que mais gente fale e seja ouvida, que nossos nós sejam desatados por muitas mãos, que nossa terra rasgada seja pisada pelos pés de todos.

Esse é o grande compromisso de Sorocaba de Verdade. Ampliar as tendas da democracia e da liberdade por meio de uma comunicação leve, colaborativa e radicalmente comprometida com Sorocaba e as pessoas que vivem aqui.

Sorocaba não é só isso que vê. Ela é muito mais e todos fazemos parte disso. Temos muitas verdades pra contar, muitas vozes pra falar, muitos dedos pra teclar, muitos sonhos pra sonhar!

 




1 comentário

Adicione um comentário

Post a new comment