Cuidado, Escola

SÉRIE – Pra que serve a Educação?

Sorocaba de Verdade passa a publicar, a partir de hoje, uma série de textos sobre a crise da Educação em Sorocaba e no Estado de São Paulo.

São muitos os assuntos que se misturam:

  • reogranização proposta pelo governo estadual,;
  • falta de merenda nas creches municipais;
  • efeitos do plano municipal de educação para os próximos 10 anos;
  • o modelo das escolas atuais;
  • o impacto das ocupações das escolas em todo o Estado;
  • a relação entre cadeias e escolas;
  • a tentativa de desmoralizar as manifestações democráticas.

É por isso que vamos publicar textos mais focados nos eventos mais notórios, com alguns textos reflexivos e provocativos.

O primeiro texto é de profissionais da rede estadual de educação de SP que estão analisando o projeto de reorganização do governo Alckmin.

Chamado de “REFLEXÃO DA EQUIPE DE SUPERVISÃO ESCOLAR DA DIRETORIADE ENSINO  – REGIÃO DE MARÍLIA SOBRE A MINUTA DA RESOLUÇÃO DE REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS” (assim, em letras maiúsculas mesmo), o texto é contundente: “enquanto a sociedade não decidir de forma democrática, nos termos da Constituição Federal e Estadual, bem como nos da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – sobre a reorganização, até que ocupações de prédios escolares serem resolvidas não faz sentido a Supervisão de Ensino ratificar algo que a sociedade não validou.”

Vale a pena ler.

Amanhã, publicaremos um texto mais analítico de autoria de André Camargo, psicólogo que se define como “empreendeducador”. “18 Quadrinhos Contundentes para Entender por que Colocar uma Criança em uma Escola Tradicional é um Desastre” é um texto direto, simples e que pode ser traduzido como um belo sono na boca do estômago do leitor.

Fique ligado!




1 comentário

Adicione um comentário

Post a new comment