modelos-ponto-de-onibus-3a

Reinvenção dos pontos de ônibus: funcionalidade e inovação

A mobilidade urbana é um desafio enfrentado pelas grandes cidades do Brasil e do mundo. O objetivo, que cria novas alternativas de transporte e mais rapidez no deslocamento, precisa de investimento e diversas ações nas cidades. Uma dessas ações visa o aprimoramento dos pontos de ônibus, que deixam de ser apenas um espaço para as pessoas aguardarem o transporte e passam a ser um espaço climatizado, funcional, tecnológico e, muitas vezes, com visuais inusitados.

Em São Paulo, na Avenida Paulista, por exemplo, há alguns pontos de ônibus chamadas de estações tecnológicas, que contam com estrutura de metal, teto espelhado e telas sensíveis ao toque. Esses espaços utilizam energia renovável por meio de painéis fotovoltaicos e sua estrutura ainda oferecem wi-fi gratuito e informações simultâneas sobre as condições do transporte coletivo.

Na Holanda, uma rede de academias fez uma ação nos pontos de ônibus para divulgar a marca, acoplando ao banco e, ao sentar-se e levantar os pés, a pessoa tem seu peso indicado em um monitor digital.

Nos Estados Unidos, na Califórnia, uma cidade se destacou ao gerar 25% da eletricidade dos semáforos a partir da energia solar captada nos pontos de ônibus. Atuando como verdadeiras usinas em miniatura, seis unidades retêm a luz, reaproveitando para a demanda do espaço público.

Em Sorocaba, há pontos com painéis eletrônicos que informam o tempo de espera dos ônibus e também está disponível para download um aplicativo da Urbes que promete cumprir a função de informar os horários dos ônibus, porém, como a tecnologia é simples, o usuário precisa atualizar constantemente o aplicativo.

Ainda sobre Sorocaba, não são muitos os pontos de ônibus que abrigam os usuários do transporte: o ponto da Praça PIO XII, no bairro Santa Rosália (tombado desde 2009) e outro na praça Kasato Maru, como exemplos. Porém, a maioria dos pontos da cidade ainda é simples demais, não promovendo, ao menos, o abrigo das pessoas que aguardam o ônibus.

sta-rosalia

granja-olga

ponto-vitoria-regia

As alternativas inovadoras para os pontos de ônibus crescem na mesma velocidade da urgência em promover a mobilidade urbana. Abaixo, algumas imagens de diversos pontos de ônibus do projeto Bus Stop, na Áustria, que propõe a construção de pontos de ônibus inovadores, com arquitetos ousados e criativos. Sorocaba pode usar como inspiração.

modelos-ponto-de-onibus-2a

modelos-ponto-de-onibus-3a

modelos-ponto-de-onibusa