feira-organica-sorocaba-p

Neste sábado, tem feira orgânica no Parque Natural “Chico Mendes”

via SECOM

Produtores de seis municípios da região comercializam neste sábado (dia 20), das 8h às 12h, diversos produtos, entre frutas, verduras e legumes, na Feira de Transição Agroecológica e Orgânica no Parque Natural “Chico Mendes”. A entrada é gratuita.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a feira de orgânicos ocorre semanalmente e tem como intuito fortalecer os pequenos produtores locais e da região, popularizar o acesso a produtos de origem orgânica. Tem ainda caráter educativo para seus participantes e consumidores.

Ao ar livre, os feirantes comercializam frutas, verduras e legumes, além de bolos, pães, mel e ovos orgânicos, provenientes de oito produtores de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Iperó, Piedade e São Roque.

No local, a Secretaria do Meio Ambiente também promove a doação de mudas de árvores. Os visitantes podem pegar gratuitamente exemplares de árvores nativas e frutíferas, conforme a disponibilidade de espécie, para o plantio em quintais e calçadas.

O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista, e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1256.

Inscrição para a feira orgânica

Produtores de alimentos orgânicos ou de transição agroecológica de Sorocaba e região podem participar da feira orgânica no “Chico Mendes”. Para isso devem se inscrever até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Secretaria do Meio Ambiente.

Podem participar agricultores familiares ou produtores em comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária e agricultores urbanos ou periurbanos. Os participantes devem possuir regulamentação orgânica ou de transição por auditoria ou Sistema Participativo de Garantia (SPG) ou Organização de Controle Social (OCS) regularizada. Nos casos de transição agroecológica, devem ser regularizados no prazo de cinco meses.

Para a inscrição, os interessados devem preencher formulário para cadastro de produtores e apresentar a documentação que consta no edital de chamamento, que pode ser conferido no Jornal “Município de Sorocaba” do dia 5 de agosto, disponibilizado no portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br.

Mais informações pelo telefone (15) 3235.1130 ou diretamente na Sema, localizada na Av. Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista.

 




Sem comentários

Adicione um comentário