cp-sorocaba-fotografo-andre-pinto

Exposição no SESC, do fotógrafo André Pinto, mostra as pessoas de Sorocaba

A exposição “Retrato do povo de um lugar” busca mostrar a multiplicidade das pessoas que vivem e que transitam por Sorocaba. É feita por André Pinto no projeto Retrato na Praça, que ele desenvolve há um ano nas praças de maior fluxo de pessoas em Sorocaba.

Pelo menos uma vez por semana, munido de câmera digital, André escolhe uma praça e arma a pequena lousa com os dizeres “retrato grátis”. Como numa pescaria, ele se distrai observando o fluxo revolto de idas e vindas dos pedestres, até que é surpreendido por voluntários dispostos a participar do breve ensaio fotográfico. “Geralmente eu fico duas horas na praça e volto com seis ou sete retratos, em média”, comentou o artista para o Cruzeiro do Sul.

André explica que idealizou o Retrato na Praça inspirado nos chamados fotógrafos lambe-lambe, que durante o século 19 trabalhavam de forma ambulante em espaços públicos e ajudaram a popularizar a fotografia. Segundo ele, as praças foram escolhidas porque é o espaço onde existe o livre trânsito de livres manifestações. “Sem discriminação, a praça representa os diferentes pensamentos e ações”, considera.

Desde que começou o projeto até agora, André possui um acervo de quase 300 retratos. Segundo ele, esse número é apenas o começo. “É um projeto aberto e que não tem fim. Vou continuar fazendo por muito tempo”, comenta ele, citando que a iniciativa é uma forma de exercitar a fotografia e, ao mesmo tempo, promover a autoestima das pessoas que se deixam fotografar. “Além da fotografia, as pessoas que se aproximam também acabam contando um pouco de sua história, um pouco de si, de sua família, e principalmente da sua relação com a cidade onde vivem”, descreve o fotógrafo.

É possível ver as fotos também pelo site do fotógrafo.

As fotografias da mostra Retrato do povo de um lugar foram feitas nas praças Frei Baraúna, Cel. Fernando Prestes e Largo do Rosário, todas na região central de Sorocaba.

Serviço:
Retrato do povo de um lugar
SESC Sorocaba – Espaço de Exposições – 1º Andar
Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555
Data: 09/07 a 31/08




Sem comentários

Adicione um comentário