consciencia-negra-ufscar-2016

1º Seminário de Educação Quilombola acontece na UFSCar

via Cruzeiro do Sul

De hoje até quinta-feira, serão realizados o 4º Encontro Mês da Consciência Negra e 1º Seminário de Educação Quilombola, no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Articulados pela primeira vez, os eventos pretendem refletir as preocupações com as Políticas de Ações Afirmativas diante do atual cenário político e econômico nacional.

Historicamente, a UFSCar desempenha papel importante na proposição e consolidação de Políticas de Ações Afirmativas, a exemplo da reserva de vagas para estudantes provenientes de escolas públicas, negros e indígenas, aprovada já em 2007, e mais recentemente, da criação da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade). O encontro e o simpósio corroboram com este legado ao proporcionarem a troca de conhecimentos com especialistas, estudantes, docentes e integrantes de movimentos sociais.

A programação contempla mesas-redondas sobre a política de igualdade racial na educação e relações raciais na escola, palestra sobre ações afirmativas e oficinas sobre educação quilombola, música e dança de matizes africanas entre outras. A abertura do evento será às 18h30 de hoje, no auditório do ATLab, com homenagem à Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, falecida neste ano.

As demais atividades também serão realizadas no Auditório do ATLab e são abertas a todos os interessados.

A programação completa e o link para as inscrições estão disponíveis no blog.

O campus Sorocaba da UFSCar está localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), bairro do Itinga.




Sem comentários

Adicione um comentário